Elton Messa (Biografia)
Nascido no dia 08 de outubro de 1982, no municipio de Ilha Solteira, SP. Filho de Adair Alexandre e José Donizete Messa.
O jovem criado e educado familiarmente em nossa cidade, estudou no Colegio EE de Urubupungá no primario, logo apos Lea Silva Moraes.
Criado sem a presença do Pai (separado) o jovem teve uma infancia tranquila e feliz, sua inspiração desde pequeno foi sua paixão pela apresentadora Xuxa Meneghel no qual é fã. Em 1996 o Jovem foi convidado pela diretoria de Educação na epoca para realizar o 1º natal Cultural que naquele ano realizou na FAPIC, o sucesso foi grande que logo apos Elton Messa foi convidado para se apresentar e dançar em varias escolas da cidade. Com a popularidade aumentando ele então cria o Projeto Cultural Vem dançar no qual tinha varias crianças e jovens em diversas atividades Culturais como dança, ginastica e teatro. Foi montada então a Turma do Xuxexo onde tinha em seu quadro de alunos mais de 60 crianças, logo apos houve a mudança no ano de 2002 para Academia Pop Dance no qual o jovem foi convidado pelo Senhor Aloisio diretor e presidente da AMBJAER (Assossiação dos Moradores do Bairro Jardim Aeroporto), entre os anos de 2002 a 2004 o numero de alunos entre 05 a 14 anos chegava a quase 100, e na modalidade adulto mães e mulheres cerca de 60 faziam gratuitamente também aulas de Ginastica Aerobica com Elton Messa. No ano de 2004 a 2005 Elton Messa foi então trabalhar na ASAIS onde realizou inumeros projetos como Monitor. Em 2005 passa a ser professor de dança no CRIIS Clube da Terceira Idade, ficando por la por quase 02 anos e conquistando o carinho de todos.
Com a necessidade de ampliar as atividades a Promoção Social leva Elton Messa aos bairros da cidade com aulas gratuitas de Dança e Ginastica e assim movimentava a cultura dos bairros Jardim Aeroporto e Novo Horizonte. 
Dono de inumeros Festivais e espetaculos de dança Elton com seu carisma e talento realizou sonhos de muitas crianças estima -se que mais de 2000 mil pessoas ja tenham passado pelo Projeto em toda cidade realizando atividades culturais gratuitas. Elton é dono de um dos blocos de carnaval mais popular o bloco Só Alegria, também das Equipes no projeto Verão Ekipotencia e Virou Mania, ja ganhou prêmios importantes como Mapa Cultural Paulista, Festivais de dança e Dublagem Regionais e Estaduais.  É autor do Festival de dança e dublagem Requebra que hoje chega a sua 10ª edição com recorde de publico reunindo muitos grupos e academias de todos Pais, o evento também todos os anos arrecada alimentos para doar a familias carentes . Hoje Elton cursa o 1º anos de Pedagogia e ja estagia junto a EMEF ABBS. E continua dando aulas gratuitas dentro do Programa escola da Familia. No ano de 2013 Elton leva seu projeto para o Municipio de guaraçai SP, onde em 06 meses levou cultura e ocupação para mais de 68 jovens daquele municipio. Em 2014 passa no Processo seletivo para Monitor de Dança nas Escolas Municipais de Ilha Solteira, trabalhando na EMEF Paulo Freire e no ano de 2015, Elton então ocupa o quadro de professores na EMEF ABBS, e trouxe para Ilha Solteira um antigo sonho um agencia de modelos a Selecta Models onde hoje trabalho com cerca de 70 crianças e jovens e esta realziando muitos Sonhos.

 

 

História do Projeto Cultural Elton Messa

 

 A geração de um Sonho

Se há um lugar para se conhecer é Ilha Solteira, terra dos pescadores, das crianças, do por do sol, terra dos Pedros e Marias. Se há um lugar para se lançar à rede da solidariedade é nesta comunidade, rede está do respeito, do direito, da responsabilidade social. Se há um lugar pra se embarcar num sonho é aqui.

-1996 o sonho estava sendo gerado, e ainda se falava muito pouco em responsabilidade social, mas as crianças já eram de fato, as pessoas mais vulneráveis a desigualdade social. 

O nascimento do Sonho

Em 01 de maio de 2001, que o Projeto Cultural Vem Dançar nasceu, abriu suas portas para atender voluntariamente crianças dos 03 aos 12 anos de idade.

Intenção número 01: “Receber as crianças, protegê-las, e educá-las.”

Intenção número 02: “Realizar ações complementares a escola publica para que as crianças conseguissem freqüentar, permanecer e ser bem sucedidas nos estudos.”  

Intenção número 03: “Garantir o acompanhamento e a participação dos familiares no desenvolvimento cultural das crianças.”

 

Tudo começou assim um “SONHO”, 12 crianças, uma grande e generosa intenção. Hoje o projeto e conhecido em toda região, e também fora do estado, hoje cerca de 120 crianças e jovens carentes, atravessam pelo caminho do nosso projeto, para transformarem sonhos em realidade.

O Projeto cultural Vem Dançar vem contribuindo muito na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Acolhendo essas crianças, que muitas vezes não tem um apoio familiar, e o projeto Cultual vem contribuindo não só nos encaminhamentos que tem feito da comunidade ao Conselho Tutelar, como também ao atendimento realizado a criança e ao adolescente através de nossas atividades.

 

O crescimento do Sonho

 

O Projeto cresceu como as crianças crescem, ouvindo, aprendendo com as pessoas, descobrindo oportunidades, enfrentando os problemas do dia a dia, as dificuldades, mas acima de tudo dando novos sentidos as palavras.

A cada dia mais e mais pessoas vão chegando até o projeto. Um trabalho como este só se faz em rede, em parcerias, em boa companhia com apoio, apoio este que muitas vezes não conseguimos mais nem por isso deixamos de sonhar. Um trabalho como este dentem uma espécie de dever, de dever de sonhar, um refrão que anima todo dia, cada vida, toda a vida do Projeto. Se a desigualdade atinge a todos, a responsabilidade também é de todos, se o sonho é possível é preciso construir as palavras do futuro:

“Liberdade, solidariedade, igualdade, justiça, respeito e paz.”

 

Palavras de um sonhador

 

“Meu sonho contagiou e continua contagiando muita gente, aos amigos, familiares, hoje as crianças e adolescentes do meu Projeto estão ai para dizer que o sonho se faz realidade. Eu comecei sozinho sem ajuda de ninguém, pedi apoio, mas negaram, pois no meu sonho muita gente na época não acreditou, mas eu persisti, lutei, sofri, e a dez anos estou ai firme lutando sempre, para fazer o melhor.

Continuo sonhando, pois sonhar é de graça, pois o exemplo de vida desses meninos e meninas que estão comigo é a resposta de que é possível. As palavras mágicas são oportunidade e respeito. Mas eu tenho um sonho ainda maior que todo mundo sonhasse a mesma coisa, para mais, e mais crianças e jovens possam ter grandes oportunidades na vida, a oportunidade de ser feliz!”

 

Elton Alexandre Messa

Crônica especial

 

Elton teve este desejo, retribuir todo carinho e prestigio que sempre recebeu das crianças. E o desejo de retribuir contagia cada um que é tocado com a melodia dele, a melodia do respeito ao próximo.

 

 

Apresentação do Projeto Oficial

 

 

 

Artigo 01: O que é o Projeto Cultural?

 

- O Projeto Cultural Vem Dançar é uma Entidade cultural e social, sem fins lucrativos, foi aberta a população em 01 de maio de 2001, mas os trabalhos sociais de dança e dublagem deu inicio no ano de 1995, junto a diretoria de cultura de Ilha Solteira. Hoje temos em nosso Projeto cerca de 120 crianças e adolescentes carentes de nosso município. Atendemos hoje diversas pessoas de ambos os sexos com faixas etárias de 03 a 40 anos.

 

Artigo 02: O que o Projeto oferece?

 

- O Projeto hoje tem 03 monitores voluntários. E as atividades oferecidas são:

DANÇA cursos de:

*Jazz

*Ballet

*Dança do ventre

*Street dance

*Hip Hop

*Danças típicas e Folclóricas.

 

 Além disso, temos também aulas de: *TEATRO.

 

Artigo 03: Principais atividades:

 

-Atividades esportivas; gincanas, capoeira, e dinâmicas.

-Atividades Artísticas; artesanato, canto, passarela e dublagem.

-Atividades Culturais; dança e teatro.

 

 

 

Artigo 04: Quem é o responsável e criador do Projeto Cultural Vem Dançar?

 

- O criador do Projeto a atual presidente é o Sr. Elton Aparecido Alexandre Messa, nascido em Ilha Solteira, no dia 08 de outubro de 1982. Ele se dedica ao trabalho voluntário social.

 

Artigo 05: Objetivos Específicos:

 

- Dar aos nossos alunos um desenvolvimento, através de atividades que venham propiciar sua alto realização e acesso a uma melhor qualidade de vida, podendo praticar cidadania plena, exercendo seus direitos como cidadão, e evitando assim sua ociosidade que facilita a entrada no mundo das drogas e da marginalidade.

 

Artigo 06: O que conquistamos com nosso Projeto?

 

- Conquistamos acima de tudo o respeito de nossa comunidade, através de nossas brilhantes apresentações, em diversos eventos, como Mapa Cultural, eventos cívicos, espetáculos de dança, festivais nos quais representamos o nosso município, entre eles três vezes campeões na Ginastrada (Competição oficial realizada pelo Governo do Estado). Hoje temos dois grupos que nasceu deste projeto a academia Ballet & Cia Elton Messa e a academia Status Company.